Livros tradicionais do induísmo - OS VEDAS
O Ṛgveda, o "louvor do conhecimento", é a antiga coleção indiana de hinos em sânscrito vêdico, juntamente com comentários associados sobre a liturgia, ritual e exegese mística. É um dos quatro textos sagrados canônicos (śruti) do hinduísmo conhecidos como os Vedas. O texto central, conhecido como Rigveda Saṃhitā, é uma coleção de 1.028 hinos (sūktas) em cerca de 10.600 versos, organizados em dez livros (maṇḍalas) que estão aqui disponíveis para download. Em oito maṇḍalas (livros) há o predomínio de hinos dedicados a divindades específicas. Nas maṇḍalas 1 e 10, em parte, também lidam com questões filosóficas ou especulativas, com a virtude da dāna (caridade) na sociedade e com outras questões metafísicas em seus hinos.
Alguns de seus versos continuam a ser recitados durante ritos hindus de celebrações de passagem (como casamentos) e orações, tornando-se provavelmente o texto religioso mais antigo do mundo em uso contínuo.
O material associado foi preservado de dois śākhās ou "escolas", conhecidos como Śākalya e Bāṣkala. Os comentários específicos da escola são conhecidos como Brāhmaṇas (Aitareya-Brāhmaṇa e Kaushitaki-Brāhmaṇa), āraṇyakas (Aitareya-āraṇyaka e Kaushitaki-āraṇyaka) e Upanisads (parcialmente extraídos dos āraṇyakas: Bahvṛca-Brāhmaṇa-upaniṣad, Aitareya-upaniṣad, Saṃhitā-upaniṣad, Kauṣītaki-upaniṣad).
OS VEDAS: Tradução , para o português, dos 10 livros (maṇḍalas) do Ṛg-Veda, por Eleonora Meier.
Download:


Comentários
Postar um comentário